Depressão ou tristeza?


Socialmente, é comum que a depressão seja confundida com o sentimento de tristeza. No entanto, a depressão é um transtorno complexo que para ser identificada requer uma análise aprofundada. Por outro lado, a tristeza é um sentimento importante que todas as pessoas vivenciam.

Segundo o manual de transtornos mentais V, os transtornos depressivos possuem diversas classificações. As principais características desses transtornos é a presença de tristeza, vazio ou irritabilidade. O que difere a classificação dos transtornos depressivos é a intensidade e os sintomas apresentados. O transtorno depressivo maior é um exemplo das classificações dentro dos transtornos depressivos e é caracterizado pelo sintoma de tristeza por mais de duas semanas.
Todavia, há algumas formas de prevenir a ocorrência desse transtorno. De forma geral, manter um estilo de vida saudável pode colaborar com a prevenção. São alternativas para prevenção: uma dieta equilibrada, evitar consumo de álcool e drogas, ter uma rotina de sono regular e evitar estresse, realizando atividades prazerosas.
Contudo para as pessoas que possuem um transtorno é possível adotar ações para remissão do transtorno. Uma das alternativas é a terapia medicamentosa com auxílio de medicamentos antidepressivos e o auxílio de terapias psicológicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Pessoas: a evolução de um conceito

Mudança nas organizações: como gerir?