Gestão de Pessoas: a evolução de um conceito


 

A gestão de pessoas é o termo atual para caracterizar o conjunto de práticas e políticas adotadas no ambiente organizacional para gerenciamento de pessoas. Contudo, esse conceito não se adotava anteriormente. Administração de recursos humanos era o termo utilizado e denotava uma gestão burocrática dos recursos humanos.

À medida que a sociedade foi evoluindo, a gestão de pessoas foi ganhando novos termos e conceitos. Esses conceitos são de capital humano, capital intelectual e talento humano.

Tampouco novos termos surgiram, mas novos papéis foram atribuídos a ela. Esses novos papéis foram a de elaborar e manter políticas de gestão de pessoas, apoiar definição de estratégia de gestão de pessoas e desenvolver programas e objetos. Além disso, prestar serviços de assessoria, suporte e consultoria interna, cuidar das operações da área, da equipe direta e indireta. Por fim, cumprir metas de gestão de pessoas e executar projetos de programas modelados pela gestão de pessoas.

Desctarte, a gestão de pessoas possui seis macroprocessos segundo Chievinatto. Esses macroprocessos são: Agregar, aplicar, desenvolver, manter, monitorar e recompensar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão ou tristeza?

Mudança nas organizações: como gerir?