Como falar bem em público quando você é tímido?
Imagine-se ter que realizar uma importante apresentação em público. Para ser mais exato, um público de 300 pessoas. Como você se sentiria?
Meses antes dessa apresentação você se sentiria ansioso, teria pensamentos negativos em relação ao seu desempenho e de alguma forma poderia refletir esse nervosismo em seu próprio corpo. Isso aconteceu com a escritora do livro "Shy: How being quiet can lead to success", Annie Ridout. A autora descreve que quando foi convidada para sua primeira palestra, percebeu-se ansiosa meses antes da apresentação, tinha pensamentos que não seria boa o suficiente para aquele evento e até começou a somatizar, tendo psoríase.
A autora lista alguns comportamentos que podem auxiliar as pessoas que possuem esse dificuldade em falar em público. Sao eles:
- Faça anotações que poderão ser usadas como argumentos. Quanto mais fizer melhor, pode até transferi-las para um caderno.
- Imagine-se no palco. Quando estiver imaginando, pense em você estando calmo e seguro.
- Escolha uma roupa que voce fique confortável.
- No dia, leve seu caderno e uma garrafa de agua.
- Tenha em mente que está tudo bem se confundir e errar as palavras ou pedir um tempo para pensar em uma resposta.
- Cada vez mais que você fala em publico, mais fácil fica.
Um estudo publicado pelo periódico CoDAS evidenciou que aqueles que eram tímidos tinham dificuldades em falar em público e evitavam se expor a situações que envolvessem exposições sociais.
É importante ressaltar que a timidez é algo natural do ser humano. É esperado que as pessoas se sintam timidas. Porém, aquelas que possuiam dificuldades em falar em público tinham imagens negativas de si mesmas. Isso, consequentemente, gerava um medo sobre o seu próprio desempenho ou a avaliações dos outros.
As pessoas tímidas, geralmente, possuem alguns sintomas cognitivos e somáticos. Os cognitivos então relacionados aos pensamentos de antecipação, do medo e julgamentos dos outros. Os somáticos, assim como no exemplo de Annie, são manifestações físicas: psoríase (no caso da Annie), tremores, sudoreses, rubor facial e boca seca. No estudo, constatou que conforme a idade ia avançando, a taxa de participantes tímidos eram menores pois isso reforça a ideia de que quanto mais tempo de prática ou de exposição a situações sociais, mais habituados e menos tímidos ficavam os participantes.
De modo geral, há diversas formas de melhorar o medo de falar em público. O mais importante é a exposição. Cada oportunidade de treinar a fala e enfrentar a timidez colabora com a melhor fluência em apresentações. Buscar aprender técnicas de oratória, ler e treinar bastante sobre o assunto a ser apresentado é outro fator positivo. E por ultimo, é importante sempre cuidar da autoestima, pois os pensamentos negativos que impedem e causam medo da apresentação em publico. Sendo assim, um forma eficaz de cuidar da autoestima é a psicoterapia.
Comentários
Postar um comentário